REFORÇANDO: Circular da FBP - 10 de Novembro

📢 Circular Estadual – Frente Brasil Popular do Rio de Janeiro 📢

Companheiras e companheiros,

Após o resultado das eleições, a Frente Brasil Popular tem a tarefa de compreender o período histórico que se inicia e orientar das lutadoras e lutadores do povo brasileiro. Nesta semana, o Coletivo Nacional da FBP reuniu-se em São Paulo, aprofundando o debate sobre o balanço das eleições, as características do governo eleito e os desafios da luta neste novo ciclo, produzindo orientações políticas e organizativas que já circulam em nossas redes. Apontou-se que a consolidação da Frente Brasil Popular é uma prioridade política do próximo período e que o Congresso do Povo é a ferramenta de trabalho de base necessária para tal. 

No Rio de Janeiro, reunimos nossa Secretaria Operativa duas vezes, centrando nossos esforços para as particularidades do estado. Compreendemos que: 

🔴 a) Sofremos a mais grave derrota na eleição presidencial no Rio de Janeiro das últimas décadas. 

🔴 b) O governador eleito, Wilson Witzel, é inimigo das forças populares e do povo fluminense. Witzel representa a extrema-direita que venceu no país e seu projeto tem como centralidade o extermínio da população negra e pobre das periferias. O ex-juiz não propõe soluções para a crise profunda do estado, apontando apenas para soluções falsas para a segurança pública, as quais aumentarão a violência. 

🔴 c) Apesar do cenário desfavorável, construiu-se uma ampla unidade em torno da defesa da democracia no decorrer do segundo turno, inédita no período recente. As forças de esquerda – em particular, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo – foram fundamentais na condução desse processo. A Plenária da Resistência Democrática, em 30 de outubro, é exemplo dessa movimentação. É tarefa da FBP-RJ intensificá-la.

A partir dos encaminhamentos da reunião do Coletivo Nacional e do acúmulo de nossa Secretaria Operativa Estadual, orientamos:

➡ 1) Os comitês locais (regionais, municipais, zonais, de bairro) da Frente e de segmentos (Torcedores pela Democracia, Cultura, etc) devem se reunir até 23/11 (sexta-feira). Se a consolidação da Frente Brasil Popular é uma prioridade política no próximo período, o motor desse processo é o enraizamento de seus comitês.

➡ 2) Convocamos reunião do Coletivo Estadual da FBP para o dia 24/11 (sábado), em local e horário a confirmar. A reunião não será uma plenária. 
Participarão da reunião delegadas/os dos comitês, seguindo o critério: 
3 por comitê de bairro; 
5 por comitê zonal da capital; 
5 por município; 
6 por região do estado; 
2 por organizações políticas e entidades; 
2 por segmentos (como Torcedores pela Democracia, etc.). 
Os comitês locais e segmentos deverão indicar seus delegados em suas reuniões. A Secretaria Operativa Estadual ficará responsável pela inscrição desses e entrará em contato direto com as organizações e entidades para a inscrição de seus representantes.

Os objetivos dessa reunião são: 

a) Aprofundar a leitura da conjuntura – nacional e estadual – entre os representantes do estado; 
b) Retomar a construção do Congresso do Povo no estado; 
c) Planejar os próximos passos da FBP-RJ; 
d) Retomar a organicidade da FBP-RJ, rearticulando essa instância e responsabilizando cada representante a reproduzir o conteúdo dessa reunião em seu comitê. 
A Secretaria Operativa Estadual se responsabilizará pela construção da pauta, que será divulgada em breve.

Lula livre!
Nenhum direito a menos!

10 de novembro de 2018
Secretaria Operativa Estadual – Frente Brasil Popular do Rio de Janeiro

Comentários