HOJE: Política com amor!

Por Iara Roccha*

Vai ter amor, vai ter arte, vai ter festa, vai ter Lula Livre, vai ter resistência, Vem! 

diverCidade a festa cultura viva em comemoração aos 88 anos de resistência cultural do Gafieira Elite, patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro será nesta segunda -feira, dia 30 de julho com uma grande festa. 


Muita gente já confirmou presença como o querido poeta compositor e cantador, sergipano Sergival Silva, que tem seu nome inscrito no dicionário Ricardo Cravo Albin de música popular brasileira, a incrível voz de sereia de Marta Estrella entre muitos outros A histórica Gafieira Elite foi fundada no dia 17 de julho de 1930 com o nome Elite Club, numa época em que o jogo de bilhar era status entre a malandragem. Era época também de elegância com a influência européia, principalmente francesa, ditando moda nos cafés e confeitarias da Rua do Ouvidor. O Rio era então a capital federal do País e a Elite Club juntava a nata artística do Rio, apesar da concorrência de outras mais de 400 casas de dança que existiam na cidade.

Histórico também é o endereço da hoje Gafieira Elite: o prédio onde está localizada, foi construído para ser a residência oficial do Duque de Caxias o então patrono do Exército, antes de ele lutar na Guerra do Paraguai. Militar disciplinado e exigente, quis que as paredes do andar superior fossem vazadas com 14 janelas, de onde vigiava as manobras de suas tropas no terreno onde está hoje a Praça da República. Melhor para os freqüentadores da casa de dança, que herdaram um ambiente arejado, propício ao paletó e gravata e aos vestidos rodados." Até a cantora Maria Bethânia, outra frequentadora da casa, tem seu nome à escada que leva ao histórico salão de dança. No dia de sua inauguração, o então dono, o português Júlio Simões, organizou um grande baile, animado pela Orquestra Carioca. Foi apenas a primeira noite de festa das muitas que viriam nos anos seguintes,frequentadas pelas maiores celebridades de todas as épocas, como o ator Grande Otelo, filho adotivo do proprietário da casa; Madame Satã; Braguinha; Oswaldo Nunes; Pixinguinha; Mário Lago; Ciro Monteiro; Cartola; Jamelão; Moreira da Silva; Nelson Sargento; Blecaute; e Zé Ketti. Sem falar de Carmem Costa; Elizeth Cardoso; Marlene; Emilinha Borba; Elza Soares; Núbia Lafayete; Dóris Monteiro; Ademilde Fonseca; e Aracy de Almeida, entre tantas outras divas.Nomes como Severino Araújo com sua Orquestra Tabajara, a Orquestra do Maestro Cipó, que se manteve unida após a morte do líder, as cantoras Marlene e Ademilde Fonseca, o compositor Billy Blanco (que musicou os estatutos da casa), o festeiro Luiz Carlos Mile, os bailarinos Jaime Arôxa e Carlinhos de Jesus e a Mulata Globeleza, Valéria Valenssa. A famosa professora de dança Maria Antonieta Guaicurus, o eterno candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva; o sambista Walter Alfaiate, elegante em suas duas profissões; Nelson Sargento, também sambista, contador de histórias e pintor de quadros e paredes; o professor de dança da casa, Cristiano Salgado, o pé-de-valsa Dimar Passos No dia 30 de julho a nossa festa diverCidade será em Comemoração aos 88 anos da Gafieira Elite e irá receber artistas, intelectuais, fazedores de arte e cultura, gestores culturais e políticos para reafirmarmos o compromisso com a diversidade e com a preservação e manutenção de nosso patrimônio cultural Nesse ano de 2018 a comissão de Cultura da Alerj homenageou o gafieira Elite com a entrega do prêmio Heloneida Studart de arte e cultura do estado do Rio de Janeiro. Vida longa ao gafieira Elite. Somos o Brasil que pulsa! Somos cultura viva! Evoé

*Iara Roccha é atriz, diretora e produtora cultural.

FORMiGUEiRO
COMPArtilha

Comentários