FBP: Circular Estadual Junho/2018 - Congresso do Povo

DA FBP*

Rio de Janeiro, 19 de junho de 2018
Circular Estadual Junho/2018– Calendário do Congresso do Povo Brasileiro



O Coletivo Nacional da Frente Brasil Popular, em reunião no dia 22 de Maio, realizou um balanço sobre o processo de construção do Congresso do Povo e produziu algumas orientações para a construção do mesmo nesta conjuntura, aqui resgatadas e atualizadas pela Operativa Estadual:

💡 Valorizar o Congresso do Povo como um processo: há um balanço bastante positivo do desenvolvimento do Congresso até o momento. Está em curso um processo de capilarização do Congresso do Povo, que deverá ser intensificado no próximo período transformando-o em um instrumento de politização e organização da sociedade.

💡 Alargamento do prazo para realização das atividades locais (municipais/zonais): há a avaliação nacional e estadual que o calendário inicialmente proposto acabaria por interromper o processo de capilarização em curso. De modo que os Congressos estaduais seriam somente um espaço de aglutinação da militância ao invés de expressarem o acúmulo desse processo de mobilização.

💡Combinar com a luta política e calendário de mobilizações: reafirmou-se a necessidade desta iniciativa do Congresso do Povo estar sintonizada como a luta política geral, em especial com a defesa de Lula livre, bem como deverá ser um instrumento para impulsionar as mobilizações do nosso calendário.

💡 Congressos temáticos e etapa preparatória: com o adiamento, para evitar o refluxo do processo organizativo, pensar em atividades temáticas e setoriais (aglutinando por segmentos) do Congresso do Povo onde houver esta demanda. Há também a possibilidade a ser aprofundada de realizarmos um Encontro Preparatório da etapa Nacional do Congresso do Povo. Tal plenária preparatória tem sido pensada também no âmbito estadual, de forma a dar coesão o processo de construção do Congresso do Povo no Rio de Janeiro.

Diante do quadro nacional, o Coletivo Nacional decidiu que:

A etapa nacional do Congresso do Povo ficou adiada para após o período eleitoral. A Operativa Nacional está em processo de consulta aos estados e entidades que compõem a Frente Brasil Popular para que apontem uma data, tendo como parâmetro o período de Novembro de 2018 à Março de 2019. Esta data será decidida na próxima reunião daquela instância, com previsão de ser realizada no dia 28/06.
A sugestão do Rio de Janeiro de nova data para a etapa nacional, que vamos fazer para a operativa nacional, quando consultados, será a primeira quinzena de dezembro de 2018. Isso porque entendemos que devemos fazer um esforço coletivo para tentar fechar esta primeira experiência de construção do Congresso do Povo ainda este ano, evitando assim estender para o ano que vem a etapa nacional.

A Operativa Estadual do Rio de Janeiro, seguindo a linha nacional, reajustou as etapas de realização do Congresso do Povo no estado:

📌 A etapa estadual do Congresso do Povo foi remarcada para os dias 23 e 24 de novembro, buscando aglutinar as forças dos processos municipais e territoriais, somados aos congressos setoriais/temáticos e às lutas travadas durante o período eleitoral.

📌 As etapas setoriais/temáticas podem e devem ser articuladas durante todo o período de construção do pré-congresso estadual (até novembro). Incentivamos que sejam pensadas pelos comitês atividades setoriais/temáticas, como de mulheres, negros e negras, LGBT, Torcedores, Educação, Saúde, etc.

📌 As etapas municipais e territoriais têm seu período de realização alargado até 15 de agosto, antes do período eleitoral, como apontado pelo Coletivo Nacional. Sobre essas atividades: a) podemos pensar em novas atividades locais (municipais, distritais, zonais, bairros/comunidades) onde já realizamos alguma atividade, mas entendemos que podemos ter ainda maiores e melhores resultados; b) Devemos aproveitar a extensão' de prazo para organizar comitês e atividades onde ainda não conseguimos chegar como Frente Brasil Popular, ou onde ainda não foi realizada nenhuma atividade do Congresso do Povo (municípios, distritos, zonais e/ou bairros/comunidades); c) Tais atividades podem/devem ser organizadas inclusive durante a Copa do Mundo 2018. Como exemplo, muitos comitês e/ou coletivos estão agendando para assistir os jogos do Brasil em grupo.

📌 Realização de uma plenária estadual no dia 21 de julho com representação dos militantes que estão tocando os processos locais do Congresso do Povo, para que acompanhemos e monitoremos coletivamente como temos nos organizado estadualmente. Além disso, esse momento será importante para construirmos propostas de como casar o Congresso do Povo com as lutas conjunturais e com o processo eleitoral.


O Congresso do Povo no Rio de Janeiro já está acontecendo! Já realizamos atividades (reuniões de articulação, seminários de formação de formadores e até Congressos Municipais e territoriais) em diversas regiões, como: Norte Fluminense, Leste Fluminense, Baixada Fluminense, Região Serrana, Costa Verde, Região dos Lagos e capital (Zona Sul, Zona Oeste, Jacarepaguá, Madureira, Tijuca e etc.).

Nossa iniciativa é para que esse processo se aprofunde e se intensifique, que cada vez mais atividades sejam realizadas e pessoas alcançadas! Solicitamos que aqueles e aquelas que estão se organizando enviem relatórios, informes e possíveis dúvidas e demandas para o endereço de e-mail congressodopovorj@gmail.com, para que a Coordenação Politico-Pedagógica possa orientar, sistematizar e contribuir e para que no dia 21/07 tenhamos um panorama mais completo do todo.

Seguimos em luta e construindo essa importante ferramenta de politização e organização do povo brasileiro e fluminense, aprofundando e enraizando a Frente Brasil Popular em todo canto do país!

Lula Livre!
Nenhum Direito a Menos!

Operativa Estadual – Frente Brasil Popular Rio de Janeiro

ACESSE: www.fbp.org.br

FORMiGUEiRO

Comentários