Circular 03/2017 da Secretaria Operativa Estadual da FBP RJ
Companheiros e companheiras:
Nos próximos dias 01 e 02 de
dezembro vamos realizar a nossa I Conferência Estadual da Frente Brasil Popular
RJ. Ela já é um sucesso, pois cerca de 260 delegados/as já foram indicados em
17 reuniões ou pré conferências preparatórias de comitês setoriais, zonais,
regionais ou municipais, e outros 75 deverão ser indicados de hoje até quinta,
em outras 06 reuniões ou pré conferências. A operativa decidiu incorporar aos
delegados oficiais os/as companheiros/as indicado/as como suplentes. Atenção: os responsáveis por cada comitê
setorial, zonal, regional ou municipal devem enviar a listagem de seus
delegados/as (nome completo), para os e-mails orlandoguilhon@gmail.com e grupos.starosky@gmail.com , até a
noite de 29/11 (exceção para o comitê regional de Niterói/S.Gonçalo, que só se
reúne na noite de 30/11). Estas informações são fundamentais para podermos
organizar a tempo a lista geral de delegados. Isto se aplica também aos
delegados indicados pelos partidos e mandatos (cerca de 60), ou por entidades
ou instituições da sociedade civil. Seguem
algumas orientações sobre a logística e formato da própria conferência.
1. A nossa I Conferência Estadual
será realizada no prédio 502 da Av. Pres. Vargas, Centro (próximo à Candelária,
Estação de Metrô Uruguaiana), onde estão as sedes e auditórios da CUT RJ (15º),
e dos Sindicatos dos Bancários (21º), SindPD (13º) e Correios (14º).
2. Na sexta, 01/12, teremos o ato
político de abertura da I Conferência Estadual da FBP RJ, no auditório do
Sindicato dos Bancários. Este ato é aberto à militância, em geral, não
precisando ser delegado/a para participar. O ato terá início às 18:30, com uma
curta atividade cultural, antecedendo o ato político propriamente dito, com as
falas dos representantes das principais entidades que compõem a FBP RJ.
3. Não foi possível conseguir um
alojamento adequado a receber as delegações dos Municípios e Regiões do
Interior. O que temos disponível é a quadra do Sindicato dos Metalúrgicos do
Rio (Rua Ana Néri, 152 , Benfica), com banheiro nas instalações, mas os
interessados precisam trazer seu saco de dormir/colchonete. Pedimos a todos/as
delegações do Interior que façam o levantamento prévio desta demanda, e nos comuniquem
a tempo, para evitarmos ter que deixar uma equipe do SindMetal Rio de plantão
sem necessidade.
4. No sábado, o credenciamento e
recepção aos/às delegados/as será feito a partir das 09hs da manhã, no hall do
auditório do Sindicato dos Bancários (21º). Cada delegado/a assinará a lista
geral de credenciamento, pegará seu material (crachá + pasta), pagará a taxa de
inscrição (R$ 10,00) com o GT de Credenciamento, e se dirigirá a um dos 4
auditórios reservados para os debates dos GT, focados nos 4 temas pautados para
a Conferência: GT 1) Conjuntura (Internacional, Nacional e Estadual); GT 2)
Objetivos Táticos e Plano de Ação; GT 3) Desafios Organizativos; GT 4) Desafios
Estratégicos e Programáticos. A distribuição dos delegados/as pelos respectivos
GT’ será feita de forma aleatória pelo GT de Credenciamento, respeitando a
necessidade de todas as delegações estarem bem distribuídas pelos 4 GT’s.
Pedidos a todos os/as delegados/as que respeitem essa divisão, para não romper
com o equilíbrio entre as diversas delegações.
5. Os debates nos 4 GT’s
acontecerão ao longo da manhã, terão início às 10 hs e terminarão às 13 hs.
Todo GT terá um Moderador/Facilitador, indicado pela Secretaria Operativa
Estadual, que terá a missão de fazer a provocação inicial do debate,
apresentando o conteúdo do Caderno de Debates referente ao seu GT, num tempo de
15’. Os 4 Moderadores/Facilitadores indicados pela Operativa Estadual são: Daniel
Samam/Cultura (GT 1), Orlando Guilhon/FNDC (GT 2), Caíque Miranda/PCdoB (GT 3)
e Míriam Starosky/Marcha (GT 4). Igualmente, todo GT terá um Relator, também
indicados pela Operativa, que terá a missão de sistematizar as principais contribuições
produzidas ao longo do debate, com o objetivo de apresentar este relatório na
plenária geral da tarde. Os 4 Relatores indicados pela Operativa são: Rodrigo
Marcelino/Consulta, Tayná/UJS, Edmundo Aguiar/SinPro e Felipe (UMP). Cada GT indicará também um/a terceiro/a
companheiro/a para compor a mesa, escolhido no próprio GT, que terá como missão
ajudar na coordenação dos trabalhos (inscrições, controle de tempo).
6. Os debates que acontecerão nos
4 GT’s, ao longo da manhã, são livres, podendo os participantes focar suas
falas nos aspectos que lhes parecer mais pertinentes, desde que obedecido o
tema proposto para cada GT. Entretanto, em se tratando de sugestões de
‘emendas’ aos textos bases do Caderno de Debates, tanto emendas que tenham
surgido nos debates das pré conferências, como novas emendas formuladas ao
longo dos debates nos GT’s, a sugestão é que tais emendas (supressivas,
aditivas, substitutivas) sejam apresentadas por escritas e submetidas à
avaliação do conjunto dos participantes de cada GT. Lembramos a todos/as que a
FBP vem trabalhando, em todo o país, em todas suas instâncias, há mais de 2
anos, através do processo de consenso progressivo. Ou seja, só aprovaremos
emendas que sejam amplamente consensuais, tanto nos GT como na plenária geral.
7. O almoço acontecerá das 13 hs
às 14 hs. Há várias alternativas de alimentação, no entorno do local do evento.
Pedimos a todos aqueles que possam arcar com os custos dessa alimentação que o
façam, pois os recursos disponíveis não são suficientes para bancar cerca de
400 alimentações. Os delegados/as que precisarem fazer uso dos recursos arrecadados
pela organização do evento receberão instruções de como proceder para garantir
alimentação num dos restaurantes próximos ao evento, e receberão seu ticket ao
final do debate nos GT’s.
8. A plenária geral da tarde
deverá ter início às 14 hs, e terminar às 18 hs. Ela acontecerá no auditório do
Sindicato dos Bancários (21º), portanto na volta do almoço todos/as
delegados/as devem se dirigir diretamente para este auditório. A Secretaria
Operativa indicará uma mesa de 03 companheiros/as para dirigir esta plenária
geral, a ser submetida à aprovação do conjunto dos delegados/as. A plenária
geral da tarde será dividida em dois momentos. Num primeiro momento, das 14 hs
às 16:30 hs, os Relatores dos 4 GT’s farão uma rápida apresentação dos debates
em seus GT’s (10´ cada = 40’), e serão abertas 30 inscrições para debate na
plenária geral, de 03´cada (90’). A mesa terá mais 20’ para sistematizar os
encaminhamentos deste ponto. Na sequência, teremos um segundo momento, das
16:30 hs às 18 hs, para eventual apresentação e aprovação de moções (que só
serão aprovadas se amplamente consensuais), escolha da delegação estadual que
nos representará na II Conferência Nacional da FBP (09 e 10/12, Guararema-SP),
e para encaminhamentos organizativos da FBP RJ, em particular a forma de
indicação de uma nova Secretaria Operativa Estadual.
Rio de Janeiro, 28 de novembro de 2017 Secretaria Operativa
Estadual FBP RJ
ACESSE: https://www.facebook.com/events/123955684941896/?active_tab=about
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