1º Conferência Estadual da Frente Brasil Popular RJ


Circular 03/2017 da Secretaria Operativa Estadual da FBP RJ 









Companheiros e companheiras:

Nos próximos dias 01 e 02 de dezembro vamos realizar a nossa I Conferência Estadual da Frente Brasil Popular RJ. Ela já é um sucesso, pois cerca de 260 delegados/as já foram indicados em 17 reuniões ou pré conferências preparatórias de comitês setoriais, zonais, regionais ou municipais, e outros 75 deverão ser indicados de hoje até quinta, em outras 06 reuniões ou pré conferências. A operativa decidiu incorporar aos delegados oficiais os/as companheiros/as indicado/as como suplentes.  Atenção: os responsáveis por cada comitê setorial, zonal, regional ou municipal devem enviar a listagem de seus delegados/as (nome completo), para os e-mails orlandoguilhon@gmail.com e grupos.starosky@gmail.com , até a noite de 29/11 (exceção para o comitê regional de Niterói/S.Gonçalo, que só se reúne na noite de 30/11). Estas informações são fundamentais para podermos organizar a tempo a lista geral de delegados. Isto se aplica também aos delegados indicados pelos partidos e mandatos (cerca de 60), ou por entidades ou instituições da sociedade civil.  Seguem algumas orientações sobre a logística e formato da própria conferência.

1. A nossa I Conferência Estadual será realizada no prédio 502 da Av. Pres. Vargas, Centro (próximo à Candelária, Estação de Metrô Uruguaiana), onde estão as sedes e auditórios da CUT RJ (15º), e dos Sindicatos dos Bancários (21º), SindPD (13º)  e Correios (14º).

2. Na sexta, 01/12, teremos o ato político de abertura da I Conferência Estadual da FBP RJ, no auditório do Sindicato dos Bancários. Este ato é aberto à militância, em geral, não precisando ser delegado/a para participar. O ato terá início às 18:30, com uma curta atividade cultural, antecedendo o ato político propriamente dito, com as falas dos representantes das principais entidades que compõem a FBP RJ.

3. Não foi possível conseguir um alojamento adequado a receber as delegações dos Municípios e Regiões do Interior. O que temos disponível é a quadra do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio (Rua Ana Néri, 152 , Benfica), com banheiro nas instalações, mas os interessados precisam trazer seu saco de dormir/colchonete. Pedimos a todos/as delegações do Interior que façam o levantamento prévio desta demanda, e nos comuniquem a tempo, para evitarmos ter que deixar uma equipe do SindMetal Rio de plantão sem necessidade.

4. No sábado, o credenciamento e recepção aos/às delegados/as será feito a partir das 09hs da manhã, no hall do auditório do Sindicato dos Bancários (21º). Cada delegado/a assinará a lista geral de credenciamento, pegará seu material (crachá + pasta), pagará a taxa de inscrição (R$ 10,00) com o GT de Credenciamento, e se dirigirá a um dos 4 auditórios reservados para os debates dos GT, focados nos 4 temas pautados para a Conferência: GT 1) Conjuntura (Internacional, Nacional e Estadual); GT 2) Objetivos Táticos e Plano de Ação; GT 3) Desafios Organizativos; GT 4) Desafios Estratégicos e Programáticos. A distribuição dos delegados/as pelos respectivos GT’ será feita de forma aleatória pelo GT de Credenciamento, respeitando a necessidade de todas as delegações estarem bem distribuídas pelos 4 GT’s. Pedidos a todos os/as delegados/as que respeitem essa divisão, para não romper com o equilíbrio entre as diversas delegações.

5. Os debates nos 4 GT’s acontecerão ao longo da manhã, terão início às 10 hs e terminarão às 13 hs. Todo GT terá um Moderador/Facilitador, indicado pela Secretaria Operativa Estadual, que terá a missão de fazer a provocação inicial do debate, apresentando o conteúdo do Caderno de Debates referente ao seu GT, num tempo de 15’. Os 4 Moderadores/Facilitadores indicados pela Operativa Estadual são: Daniel Samam/Cultura (GT 1), Orlando Guilhon/FNDC (GT 2), Caíque Miranda/PCdoB (GT 3) e Míriam Starosky/Marcha (GT 4). Igualmente, todo GT terá um Relator, também indicados pela Operativa, que terá a missão de sistematizar as principais contribuições produzidas ao longo do debate, com o objetivo de apresentar este relatório na plenária geral da tarde. Os 4 Relatores indicados pela Operativa são: Rodrigo Marcelino/Consulta, Tayná/UJS, Edmundo Aguiar/SinPro e Felipe (UMP).  Cada GT indicará também um/a terceiro/a companheiro/a para compor a mesa, escolhido no próprio GT, que terá como missão ajudar na coordenação dos trabalhos (inscrições, controle de tempo).

6. Os debates que acontecerão nos 4 GT’s, ao longo da manhã, são livres, podendo os participantes focar suas falas nos aspectos que lhes parecer mais pertinentes, desde que obedecido o tema proposto para cada GT. Entretanto, em se tratando de sugestões de ‘emendas’ aos textos bases do Caderno de Debates, tanto emendas que tenham surgido nos debates das pré conferências, como novas emendas formuladas ao longo dos debates nos GT’s, a sugestão é que tais emendas (supressivas, aditivas, substitutivas) sejam apresentadas por escritas e submetidas à avaliação do conjunto dos participantes de cada GT. Lembramos a todos/as que a FBP vem trabalhando, em todo o país, em todas suas instâncias, há mais de 2 anos, através do processo de consenso progressivo. Ou seja, só aprovaremos emendas que sejam amplamente consensuais, tanto nos GT como na plenária geral.

7. O almoço acontecerá das 13 hs às 14 hs. Há várias alternativas de alimentação, no entorno do local do evento. Pedimos a todos aqueles que possam arcar com os custos dessa alimentação que o façam, pois os recursos disponíveis não são suficientes para bancar cerca de 400 alimentações. Os delegados/as que precisarem fazer uso dos recursos arrecadados pela organização do evento receberão instruções de como proceder para garantir alimentação num dos restaurantes próximos ao evento, e receberão seu ticket ao final do debate nos GT’s.

8. A plenária geral da tarde deverá ter início às 14 hs, e terminar às 18 hs. Ela acontecerá no auditório do Sindicato dos Bancários (21º), portanto na volta do almoço todos/as delegados/as devem se dirigir diretamente para este auditório. A Secretaria Operativa indicará uma mesa de 03 companheiros/as para dirigir esta plenária geral, a ser submetida à aprovação do conjunto dos delegados/as. A plenária geral da tarde será dividida em dois momentos. Num primeiro momento, das 14 hs às 16:30 hs, os Relatores dos 4 GT’s farão uma rápida apresentação dos debates em seus GT’s (10´ cada = 40’), e serão abertas 30 inscrições para debate na plenária geral, de 03´cada (90’). A mesa terá mais 20’ para sistematizar os encaminhamentos deste ponto. Na sequência, teremos um segundo momento, das 16:30 hs às 18 hs, para eventual apresentação e aprovação de moções (que só serão aprovadas se amplamente consensuais), escolha da delegação estadual que nos representará na II Conferência Nacional da FBP (09 e 10/12, Guararema-SP), e para encaminhamentos organizativos da FBP RJ, em particular a forma de indicação de uma nova Secretaria Operativa Estadual.


Rio de Janeiro, 28 de novembro de 2017                    Secretaria Operativa Estadual FBP RJ

ACESSE: https://www.facebook.com/events/123955684941896/?active_tab=about 

Comentários